Porto Alegre,
sábado, 17 de abril de 2021 - 23h49min
Justificativa

Uma estimativa com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o número de usuários de crack hoje no Brasil chega a 1,2 milhão, e a idade média para início do uso da droga é de 13 anos. No início de 2009, a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul divulgou que 55 mil pessoas consumiam a pedra diariamente no Estado. A gravidade do quadro levou a AMP/RS e a RBS a lançarem campanhas de combate à droga, com o objetivo de alertar e mobilizar as autoridades e a sociedade. Ao longo do ano passado, outras entidades e instituições aderiram às campanhas, formando uma grande rede de enfrentamento a esta verdadeira epidemia social.
Com objetivo de dar continuidade à busca de soluções para reprimir o crescimento do consumo e do tráfico de crack, aprofundando o debate, a AMP/RS, a Ufrgs e a RBS irão promover o 1° Congresso Internacional sobre o Crack e outras Drogas. O encontro reunirá especialistas do Brasil e de outros países para, por meio de um trabalho conjunto, propor alternativas de trabalho e soluções.
Objetivos

Ação de prevenção realizada em São Gabriel pela AMP/RS e Promotoria de Justiça com crianças e adolescentes
Promover um aprofundamento do tema por meiol da participação dos atores que enfrentam o crack e outras drogas de modo a incidir positivamente nos índices de violência e propiciar alternativas proativas de encaminhamentos futuros, seja no Poder Público ou na sociedade organizada.
Fortalecer os valores do Estado Democrático de Direito, estimulando a interatividade através de painéis, debates, conferências e oficinas nas áreas que se seguem: prevenção, tratamento e redução da oferta.
Público Alvo
Comunidade acadêmica, membros do Ministério Público dos Estados e da União, representações dos poderes públicos Federal, Estadual e Municipal, associações de classe, organizações sociais e entidades da iniciativa privada.